26 setembro, 2012

A evolução da dieta

Aaaaah você já abraçou um vegetariano hoje?
hehehe

Dieta pra mim = nutrição. Já passei por vários estágios nos últimos 4 anos. Comecei lendo e me informando de porções, calorias, alimentos mais nutritivos e etc, tudo pra chegar num ponto onde me sinto confortável com minha alimentação e ter mais consciência do que meu corpo realmente precisa. Nunca consegui seguir nenhuma dieta pré-estabelecida, pra mim é auto-flagelação! Nada contra quem faz, cada um segue o que funciona pra si, e pra mim, restringir nunca funcionou. Pelo contrário, toda vez que restringi alimentos ou calorias demais, sempre me via em episódios de gula depois e todo o ciclo de tentar "correr atrás do preju" na academia e por ai vai água abaixo, mas isso é pra outro post....

Então minha reeducação alimentar foi evoluindo, até que entrei em completa sintonia com meu corpo deixando de vez carne :) Não prego que é o melhor hábito alimentar do mundo, é apenas o que funciona pra mim. Não foi meu amor pelos bichinhos nem nenhuma estrela de Hollywood que me motivou, apenas fui retirando aos poucos e vi que meu corpo responde bem melhor a exercícios, meu sistema digestivo melhorou 100% (não mais prisão de ventre aleluuuia) e tenho mais energia em geral se tirar proteina animal da dieta.
Existem fontes inesgotáveis de proteina vegetal; algumas verduras, sementes e oleaginosas como castanhas, amêndoas, nozes funcionam perfeitamente.

Nessa piramide de alimentação vegetariana pode-se ter uma idéia de como combinar os alimentos e distribuir durante o dia pra ter uma maior diversidade de nutrientes.

Meu plano de alimentação hoje ainda consiste em contar calorias, ainda estou no processo de me libertar disso rsrs mas até que tenha total controle sobre minhas porções, eu não posso relaxar demais, porque comida ERA meu vício, e sou aquela que "come" minhas emoções então vai demorar ainda um pouquinho, mas estou chegando la.
1 refeição principal por dia (geralmente almoço ou até 30 min após cardio muito exaustivo) e mini refeições divididas a cada 3-4 horas chegando ao máximo de 1600 calorias em dias mais puxados e dias normais chego no máximo a 1300. Lógico que não sou máquina e não me submeto a passar fome jamais, sou um pouco flexível e me dou ao "luxo" de uma deslizada se realmente valer a pena.

Isso combinado com exercícios diários; faço porque amo, sou apaixonada por movimento, me sinto bem, livre, leve e se não tenho minha dose diária pode esperar por alguém ranzinza e cheia de desejos infinitos por açúcar (meu fraco).

Mais uma vez digo, vale a pena você experimentar e se conhecer até chegar numa dieta balanceada que funcione especificamente com você!

A partir de 25 de setembro de 2012, sou vegetariana. Oh! Feliz por mim, mais uma vitória na minha jornada de descobrimento de mim mesma hehehe.

;) Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário