21 dezembro, 2012

Mudança no paladar

Buenas pessoas!
Hoje resolvi me aventurar na cozinha com um novo ingrediente: Tofu
Tofu :)


Pra quem não conhece, tofu é um alimento feito a partir dos grãos da soja e o seu processamento o torna um alimento mais concentrado e nutritivo do que o grão original. Tem uma textura parecida com a do queijo, sabor delicado, cor branca cremosa e tem a propriedade de adquirir o sabor de qualquer alimento ou tempero com os quais divida a receita.
Tem valor calórico baixo e é altamente rico em proteína, uma percentagem de gorduras saturadas escassa e total isenção de colesterol. É uma excelente fonte de cálcio, ferro, fósforo e sódio e em vitaminas do complexo B e vitamina E. 

Segredo nenhum: Deixei na marinada com olho shoyo e azeite de oliva por 10 min depois refoguei no alho e cebola, claro que a pimentinha não pôde faltar rsrs





Mas então, me veio a inspiração de falar um pouco sobre essa mudança no paladar que a reeducação alimentar enforça. Porque acreditem ou não, se alguém me perguntasse qual o gosto de um tomate há 6 anos atrás, eu diria: ketchup!
Isso meus caros, a vegetariana atualmente aqui não comia nada de verdinhos ou saladas ou legumes...

A mudança veio extremamente devagar, quando me conscientizei que precisava mudar meus hábitos alimentares o primeiro passo foi controlar as porções, muito importante e hoje em dia é completamente distorcido. Segundo foi ir adicionando uma coisa "nova" por semana. 
Tendo a cabeça aberta pra experimentar e variar fui acostumando meu paladar e me fazendo desejar menos as coisas que não eram interessantes ficar no plano alimentar. Naturalmente fui começando a substituir alimentos de alta caloria e pouca nutrição, por aqueles que estava começando a adaptar de alto valor nutricional.
Mas a mudança tem que ser consistente.
Ai vale experimentar com temperos diferentes, ler e se informar ao máximo sobre os alimentos que você consome, escutar as dicas do seu corpo sobre como você reage a cada alimento, etc.

Escutar seu corpo é vital e tanta gente ignora isso hoje em dia. Podem me falar o que for mas por exemplo se eu comer uma laranja como lanche entre refeições eu não fico satisfeita mas se comer uma pêra eu já sinto que me segura por mais tempo - outra coisa que também aprendi é que frutas sozinhas não sustentam por muito tempo, melhor comer com algum outro alimento rico em gordura ou proteína (ex.uma porção de queijo branco, 5 amendoas, etc).

Acredito que não existe UMA determinada dieta pra todos, tem que existir um bom senso entre você achar o que funciona pra você enquanto aprende a nutrir seu corpo com o necessário pra ter qualidade de vida e saúde.

Ainda tenho muito a aprender sobre mim mas posso dizer que aprendi um bocado nesses 6 anos de reeducação alimentar. Acho que das lições mais importantes e ainda mais difíceis é o relacionamento emocional com a comida. Aprender a separar fome de sentimentos ou tédio ainda é meu grande dilema, mas um passinho de cada vez a gente chega lá!

Never, never, never give up!





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. muito bom hein, nunca nem ouvi falar de tofu por aqui, mas deve ser gostoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh vou mentir se disser que foi amor a primeira mordida mas hj ja to convencida rsrs muito versátil da pra fazer um monte de coisa diferente! Variar é minha praia :)

      Excluir
  2. Já comi a muito tempo num sushi bar.. Realmente não é o sabor que vai te prender... Mas a sensação de estar fazendo bem ao seu corpo :)

    ResponderExcluir