28 janeiro, 2013

Hot Hot Hot Yoga


Oi gente!
Como prometi na página do [ Blog Eu-Goísta ] no facebook vou falar tudo sobre minha primeira aula de hot yoga!


Primeiro o que é Hot Yoga?

A técnica - que também é denominada como Bikram Yoga, por causa do seu inventor o guru Bikram Choudhury - é reconhecida por ativar o sistema circulatório, melhorar a flexibilidade e relaxar a mente.

A aula consiste em executar 26 poses diferentes praticadas durante uma hora e meia em um quarto aquecido a 40 graus Celsius - daí o nome "hot" (em português, "quente") . A sequência de poses é repetida durante a aula - sendo algumas mantidas por apenas 10 segundos e outras por um minuto. Mas por que o calor? O ambiente quente facilita a circulação do sangue, o que diminui os desconfortos em quem não possui muita flexibilidade e diminui os riscos de lesões.
A atividade também favorece a queima calórica. O gasto médio é estimado entre 500 a 700 kcal, de acordo com a intensidade que o participante consegue se exercitar.

A temperatura elevada também contribui para uma melhor distribuição do oxigênio aos músculos e resto do corpo, e agiliza o processo de eliminação das toxinas pela transpiração. O suor é um produto de nossa excreção, que elimina as impurezas do corpo. A hot yoga dá mais energia, melhora a concentração mental e favorece a habilidade de equilibrar emoções, sendo eficiente para males como depressão e ansiedade.

Cuidados


A hot yoga é uma prática intensa - os iniciantes praticam movimentos mais leves. Algumas pessoas podem se sentir fracas e um pouco tontas no começo, por isso a presença de um instrutor credenciado é fundamental. A aula não é contra-indicada para pessoas que apresentam problemas circulatórios, trazidos por variações na pressão ou pelo diabetes; basta que ela seja feita com um profissional reconhecido e depois de uma avaliação médica. 

A parte mais importante é a disciplina. "Para obter resultados, tanto físico, quanto mental, é preciso frequentar regularmente as aulas para o corpo se acostumar ao calor e às posições. Também é recomendado ao aluno beber bastante água durante o dia todo em que for praticar a hot yoga, por causa da desidratação que a aula provoca, além de usar roupas bem frescas.

Alguns benefícios:

  1. Aumenta a flexibilidade do corpo. 
  2. Aumento da consciência corporal e energética. 
  3. Previne enfermidades osteomusculares. 
  4. Relaxa o corpo e a mente. 
  5. Aumenta a concentração e o equilíbrio. 
  6. Reduz níveis de stress e ansiedade. 
  7. Ajuda a regular o peso corporal. 
  8. Retarda os efeitos do envelhecimento. 
  9. Mantém o corpo jovem. 
  10. Alivia dores de costas. 
  11. Activa a circulação sanguínea. 
  12. Remove toxinas. 
  13. Revigora órgão, tecidos e células do corpo humano. 
  14. Corrige enfermidades do sistema respiratório.
Principais diferenças oferecidas pela sala quente

Depois de uma aula, a sensação é de que saiu pelos poros tudo aquilo que você tem de ruim por dentro. A brasileira Pamella Tanimura, que mora no Havaí, acabou de voltar da Tailândia, onde fez um curso de certificação em yoga quente e destaca as principais diferenças entre praticar yoga numa sala de temperatura ambiente e na aquecida. “O corpo quente fica mais flexível, os alunos conseguem fazer com mais facilidade as poses, a circulação é ativada, ajuda na pressão arterial e é possível expandir mais a respiração, pois o pulmão consegue atingir a capacidade máxima. Essa é a razão que indicamos inclusive a yoga quente para quem tem problemas como asma".


Então, acho que deu pra ter uma idéia do porquê que gostei tanto. Já faço yoga normal vez em quando dá regularmente e apesar de não ser tão boa eu amo os benefícios. 
É meu encontro comigo, minha concentração, um momento pra apreciar com calma todo o potencial do meu corpo. Quem lida com os traumas de baixa auto-estima é uma ótima escolha de exercício, tanto a normal como a hot yoga, pois você realmente entra em contato com seu íntimo e pra mim fez uma diferença incrível. Aos pouquinhos vocë vai se acostumando com os movimentos, vai se tornando mais fácil e seu corpo mais flexível. Mas o foco é tudo.

Próximo fim de semana tem mais. 
Quem tá se desafiando em coisas novas ai??

Feliz da vida! E suada pra dedeu rsrs

Agradecimento especial as super hot (and sweaty) mommas!
Miurrel e Emilia :)
Beijocas ;)

Ps. Todo dia to no Instagram [Click aqui pro Instagram] com fotos do menu diário e blablablás e também tem a nossa página no facebook [Click aqui pro Facebook], quem não curtiu ainda pode ir conferir e meter o bedelho também.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Achei que hot yoga fosse algo do tipo, sexy yoga... aueaheuaeh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe mas é também! Cada corpo lá que afff maria tem gente que vai até com uma espécie de biquini maiorzinho, são lindíssimas!

      Excluir