29 março, 2013

Seu futuro ou destino?

Olá queridos e queridas.

Algumas questões na minha vida têm me feito pensar bastante sobre o quanto o poder de acreditar faz com que nosso futuro se transforme.
Na verdade to meio em crise rsrs 


Mas acredito que crises são exatamente a oportunidade que precisamos para avaliar nosso comportamento, rever o que não mais funciona e focar no que realmente é importante.




Sempre fui indecisa sobre o que "ser quando crescer" e na época de fazer vestibular eu acabei sendo seduzida pela proposta de vir aos Estados Unidos, arriscar o sonho americano de sei lá quem, porque meu mesmo eu não tinha a menor noção do que era.
Então estava eu, a menininha de 20 anos confusa e insegura aqui na terrinha do Tio Sam, sem mamãe pra proteger, nem outra alternativa a não ser me virar sozinha, gaguejando o inglês que mal aprendeu na primeira vez que veio aos quinze anos (fiquei 4 meses e retornei a minha cidade-Recife).
Foi um grande choque, eu era sou super tímida e superar meus medos "na tora" foi bem hard core.

Enfim, fiquei um tempo na casa de uma professora (da época que vim aos 15 anos), mas sai pra me virar sozinha e acabei engravidando, tive meu baby aos 21. Sou rápida mesmo haha. Fui levando como dava e descobrindo a verdadeira Paula que sempre esteve dentro de mim e não fazia idéia. Sofri, esperniei, gritei, passei muuuuuuitos apertos, mas sobrevivi. Fui mãe solteira e sem suporte nenhum de família, contava com a ajuda de praticamente estranhos que se tornaram minha família de coração. Anjos de Deus na hora exata estavam lá pra nos ajudar. E graças a Ele, nunca nos faltou nada, mas aprendi a lição sentindo a dor do desespero na pele. Foi o momento mais escuro da minha existência e muitos vezes eu implorava para não ver amanhecer mais um dia naquela situação.
Mas foi ai que mais cresci. 
Quando se perde até o que nunca se teve, você chega bem pertinho da loucura. Ou melhor, ou você enlouquece e enfrenta de peito aberto, ou se entrega. E agora não havia espaço pra desistir, uma vida estava sob minha responsabilidade. Ele não tinha culpa nenhuma de ter vindo sem nenhum preparo. Agora era a hora de assumir as consequências dos meu atos.
E lutei. E briguei. E passei pelo vale de lágrimas. E venci.

Uma coisa que sempre me recordo de ter feito, era escrever. Sempre foi muito difícil pra mim, conversar abertamente sobre meus sentimentos com outra pessoa, então sempre escrevia bastante. Hoje ainda vejo meus diários e quase não acredito que consegui sobreviver aquilo tudo mesmo... Sempre tive fé, não quero falar sobre religião porque não vem ao caso, mas a fé que dias melhores viriam e a fé que se eu tinha aquela tarefa pra cumprir, então estaria capacitada a vencer.
E entre lágrimas e soluços eu escrevia a minha história. Me agarrava com unhas e dentes as mínimas oportunidades que surgiam, e mesmo sem ter idéia do que seria do amanhã, eu simplesmente não tinha a opção de falhar.
Aos poucos o cinza do céu foi se abrindo. E alguns dias ficavam mais leves, e o sorriso do meu pequeno fazia com que o amor me aquecesse por dentro e me dava motivação pra continuar cada vez tentando meu melhor. Descobri que posso sempre ser melhor se quiser, graças a ele, meu pequeno Josh.

E qual o ponto desse lerê todinho aqui? Bom, estava pensando em fazer um post sobre escrever seu futuro.
E algumas páginas do meu diário foram dedicadas a meus desejos. O que eu queria pro meu futuro.

Sempre esperei que outros tomassem iniciativa, que outros fizessem a escolha, aceitava muitas vezes calada por me achar inferior e incapaz de tomar a decisão correta.
Auto-estima era mais subterrânea que as placas tectônicas (:P) e tive que aprender a lidar com minha co-dependência:
"Você se sente diferente das outras pessoas? Desconfortável com elogios? Tem grandes dificuldades para aceitar críticas? Sente-se sozinho ou vazio quando não está com outras pessoas? Critica-se de forma exagerada quando erra? Sente dificuldades para expressar sentimentos? Só aceita ajuda em último caso? Tem medo de perder o controle? Sente-se melhor quando resolve os problemas de outras pessoas? Tem dificuldades para colocar limites ou dizer "Não"? Acredita que se pudesse mudar os outros, sua vida melhoraria?
Estes sintomas não são aleatórios, mas fazem parte de um transtorno emocional chamado de codependência, que vem contaminando, em diferentes níveis, todos aqueles que vivem em nossa sociedade. De forma sintética, a codependência é a doença da perda da alma ou de nossa verdadeira identidade. É uma maneira de sobreviver a situações dramáticas e crescer em ambientes inseguros e dolorosos." Plenitude.com.br 
Seguindo alguns passos de um programa que participava na igreja, chamado Celebrando a Recuperação, consegui colocar no papel o que eu queria pra mim.
E mesmo sem acreditar muito, eu comecei a descrever como me via em alguns anos.
E comecei a me atrever a sonhar, coisa que nunca aprendi a fazer.
Sonhos, aspirações, desejos...Eram palavras desconhecidas no meu vocabulário. As que era mais íntima eram: responsabilidade, trabalho, dinheiro, sobrevivência.
Mas pra tudo tem um começo. E pra minha completa perplexidade, nos últimos 3 anos, quando nem me lembro mais de todos esse detalhes, aqueles sonhos se tornaram realidade, um atrás do outro. Só falta mais um na verdade, esse eu nunca nem ousei escrever porque na verdade nem acreditava que aquilo iria um dia se realizar, e esse é o que tá engasgado desde lá daquela época da menininha recém chegada na terra do Tio Sam, é a minha profissão. Trabalho e sou grata por isso, mas to longe de fazer o que eu amo, e não tenho especialização em nada...Sou o bombril que sabe um pouquinho de tudo, mas não pode fazer nada sabe? hehehe

Até brinquei no meu facebook que já entrei na crise adiantada dos 30 porque faltam alguns dias só pra meu niver dos 28 haha. E eu não sei pra que lado ir agora!! AAAAAHHHH to lokaaaaaa

Mas daí me lembrei que tudo se encaixa na sua hora certa, e fazendo a minha parte sem perder o foco eu vou ter a resposta certa. Eu amo a área de saúde, difícil a essa altura do campeonato mas o que é impossivel pra quem conseguiu tudo do absolutamente NADA? Eu tenho que me lembrar que sou capaz, que posso, que tenho direito de sonhar. Todos temos esse direito e tantas vezes passamos por cima, colocamos mil e uma prioridades, mas um dia O dia chega e essa oportunidade eu não vou deixar passar. Prometo a mim mesma.

Não encolha seus sonhos, aumente sua coragem <3






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário