30 abril, 2013

Dicas da "semi-corredora" para os "semi-corredores"

Oie!
Tive algumas idéias durante minha corrida domingo de manhã, fiquei feliz com meu rendimento. Mas nem sempre foi assim. Eu odiava correr. Simplesmente porque nunca consegui.
Era extremamente frustrante começar e 10 segundos depois ter que parar colocando os "bofes" pra fora.
Hoje consigo manter um ritmo bom, mas ainda alternando entre corrida/trote/caminhada. Por isso me classifico: semi iniciante rsrs
Entao resolvi escrever umas dicas e coisitas que funcionaram pra eu chegar a esse semi estágio, pois SEI que muita gente também já tentou e se frustra nos 10 segundos. Lembrando que antes de qualquer atividade você deve procurar instrução médica, eu não sou especialista nem profissional, apenas compartilho o que funciona pra mim.


4,5K na rua e meu Yogalongamento :)




Agora que você já sabe qual seu tipo de pisada e tenis adequado com o Projeto Atleta [AQUI], já comprou seu tenis bonitinho, já tomou coragem de enfrentar a rua ou a esteira, agora só falta o que? Um pouquinho de teoria pra facilitar um pouco a coisa haha

Esse video foi de excelente ajuda pra mim, podem assistir e vou explicar passo a passo abaixo nos pontos mais interessantes:



  1. Roupas: Tem sim sua importância, eu costumava usar algodão que é o que eu mais tenho mas não tem comparação com spandex ou lycra de média compressão que segura tudo no lugar te deixando confortável e com liberdade de movimento. Blusa mais soltinha de tecido leve tipo tactel e um bom top pra segurar legal rsrs. Vale a pena investir uns $$ a mais.
  2. Alimentação:  Não consigo fazer nada em jejum haha fui experimentando o que me dava mais energia sem me deixar cheia demais, sugiro a você  fazer o mesmo. Pra mim, uma fonte de carboidrato com proteína (Ex.: fatia de pão integral com queijo mussarela) e/ou dependendo do meu humor faço uso de açúcar (no café ou numa fruta por exemplo). Após a corrida eu tomo um shake de proteína vegetal com leite de amendoas e uma fruta OU alguma oleaginosa- pistache, amêndoas, manteiga de amendoim, etc (geralmente corro pela manhã e esse é meu lanche antes do almoço)
  3. Alongamento/Aquecimento: Existem opiniões diversas sobre se há diferença alongar antes de qualquer atividade, eu particularmente faço o alongamento chamado Ballistic (quem faz P90X conhece) que é um tipo que mistura com aquecimento pra levantar um pouco seus batimentos cardíacos e não forçar muito as articulações que estão frias ainda para super alongar. Existem vários videos no youtube com esse Ballistic Stretching. Após a corrida é LEI alongar super bem para evitar lesões e uso e abuso de algumas poses de yoga.
  4. Pisada Correta: Muito super hiper mega importante! Eu tenho mania de andar no peito do pé e pra correr não foi diferente. Os resultados foram muitas dores no começo e muito desconforto. A pisada correta (mostrada no video) começa no calcanhar e faz o rolamento natural transferindo o peso do corpo por todo o pé. 
  5. Postura: Coluna ereta e olhar no horizonte. Uma coisa que me ajudou bastante foi engajar os músculos abdominais enquanto corro. Como? Contrai a barriga! Requer prática, porquê com todo esforço que estamos fazendo pra tirar nossos corpinhos da inércia, ter mais uma coisa pra focar é dose, mas com o tempo você vai notar a diferença de correr concentrado, e é exatamente pra isso que seus abs existem: dar suporte a sua coluna - pensou que eles serviam só pra alguns se vangloriarem em mostrar o 6-pack no instagram né? NÃO.
  6. Respiração: Respirar naturalmente, ar entra pelo nariz, sai pelo nariz. Com o aumento dos batimentos cardíacos durante a corrida é quase impossível no começo se controlar e não respirar pela boca, mas faça um esforço para continuar na respiração natural garantindo o oxigênio de forma correta.
Esses foram os básicos que me ajudam antes/durante e depois da corrida, mas tem um detalhe que não posso deixar de fora: Competição. 
Muitas vezes (eeeeeu) podemos deixar nosso lado mais competitivo subir a cabeça e começamos a forçar demais a barra pra atingir certos alvos como correr mais rápido e mais longe sem estarmos realmente prontos pra isso.
Não entendam como medo de sair da zona de conforto, jamais! Concordo plenamente que devemos buscar sempre nos superar baseados no nosso último desempenho (nunca por comparação de resultados dos outros), mas ir rápido demais, além demais, extrapolar demais é excesso, e tudo em excesso traz consequências não tão desejadas como lesões por exemplo.
Um passinho de cada vez, pequenos objetivos bem planejados fazem toda a diferença.

Lembro que quando estava começando nessa empreitada, pedi umas dicas a um super amigo querido do meu coração que tem uma história brilhante em corridas e superação pessoal, Jei. Eu queria correr o mais rápido que podia, o tempo todo, e chegar logo aos 5K dai ele me explicou isso logo de cara, "o importante não é quão rápido você vai Paula, o importante é controlar o passo e ir mais longe".
Comecei engatinhando na esteira (não literalmente rsrs) e quando graduei fui fazendo algumas tentativas e anotando resultados: quanto tempo fazia meu primeiro quilômetro sem parar, depois fui vendo em quanto tempo eu aguentava na maior velocidade que conseguia, depois fui aos 3K mais naturalmente sem me esfolar tanto, depois arrisquei os 5K no trote, depois fui para as ruas (que é bem mais difícil que na esteira), e to indo tranquila até me sentir pronta pra minha primeira corrida, que não sei ainda quando será, mas tá mais perto do que longe :D 
E toda vez que fico frustrada porque vejo alguém indo mais rápido e mais longe que eu, eu lembro dos 10 segundos que quase me fizeram desistir, vejo o quão longe eu já consegui ir e me asseguro na certeza que assim eu não vou parar. 

Nunca, nunca, nunca desista.

Pra quem ainda não sabe, pode ir curtir nossa FanPage no FaceBook o link está [AQUI] e tem também meu menu diário com muitos blablablas no Instagram na @eugoista e podem usar  e abusar das hashtags #egoistapelasaude e #projetoatleta




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Muito bem! Devagar se vai so longe! As dicas vieram num ótimo momento, vou tentar os 10k amanhã, espero q de tudo certo! Vamos pras ruas Paulinha!!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ihuuu tu sempre se superando! Vai fundo! Com o que tu vens aprendendo e praticando até hoje tenho certeza que já está pronto pra encarar o desafio ;) Bjo!

      Excluir