03 abril, 2013

Em busca do corpo perfeito

Estava matutando sobre comparações, quem está acompanhando na fanpage [link AQUI] ou no instagram [@eugoista] percebe que é algo que vira e mexe eu falo.




"Largue" aqui seu problema com peso
A mídia tá ai todo dia esfregando nas nossas caras o padrão, o aceitável, o perfeito - falso, ignorante e milagrosamente retocado no photoshop. Mostra a "nova" dica pra se ver livre daquela gordurinha localizada (que todo mundo tem), um alimento (ou todo um grupo) que é estritamente proibido se você quiser emagrecer ou uma nova dieta milagrosa que vai te fazer perder a sanidade junto com peso (e achar tudo de volta). 

Todo dia eu vejo fotos de gente sarada e bonita, o famoso fitspo, com alguns dizeres que me parecem mais uma forma de bullying do que incentivo. 

Porque somos "ensinados" pertencer a isso desde pequenos? Porque temos que aceitar o que os outros acham ideal para nossos corpos? 
É como se tentassem vender uma idéia de que ao atingirmos aquele corpo ideal, seremos idealmente felizes para sempre, não teremos mais problemas, seremos deuses intocáveis e super poderosos e todos cairão aos nossos pés em perplexidade porque provamos que conseguimos, e eles meros mortais, imperfeitos sem domínio próprio, não.
Essa é a estratégia do marketing. Vender uma imagem que você nunca vai atingir para que eles continuem a fazer dinheiro em cima do seu sofrimento e desespero pessoal. Afinal se todos fossem felizes e satisfeitos ao atingir um peso saudável e mantê-lo sem sofrimento será que eles iriam fazer tanto dinheiro assim?

Fato é que você vai continuar a mesma pessoa, perdendo peso ou não. Se você detestar seu corpo do jeito que ele é agora, chances são que você também irá destestar mesmo com os números da balança diminuindo. Esse foi meu grande choque ao perder tanto peso. 
Um pouuinho da história você pode encontrar [aqui] mas só pra resumir, eu perdi 40 kgs (pela segunda vez) e mesmo me olhando no espelho bem mais magra, eu era extremamente insatisfeita com o resultado, totalmente paranóica para perder ainda mais e cheia de "áreas  problemáticas" a serem aperfeiçoadas. Além de ser um poço de insegurança, nem elogio sabia receber. Todas as minhas neuras de gorda permaneceram mesmo no corpo magro. Se me chamassem de magra eu repreendia na hora, o que? Eu? Sou obesa, continuo na minha mente de obesa. E continuo a ter todos os problemas de obesa. 
Nada mudou como mágica. Me esforcei muito e mudei completamente meus hábitos alimentares e rotina de exercício mas perdi o controle do limite e a busca por aquele resultado perfeito era obstinada. Nada me parava. Não tinha tempo nem paciência pra outros assuntos, até que a minha ficha caiu um belo dia, que diabos estou fazendo da minha vida? 
Pois é.
Se a sua dieta e rotina de exercícios te traz mais stress do que te ajuda, se está te isolando e tirando seu tempo de socializar saudavelmente com os que você ama, se te tira completamente a energia para outras atividades, se apesar de todos os sacrifícios em nome do peso/corpo ideal você ainda está insatisfeito(a); te convido a parar um pouco e repensar seu plano.
Vida saudável é VIVER com saúde e equilíbrio, desfrutar, ter conhecimento do que faz bem ao seu corpo, compartilhar, amar a sí mesmo do jeito que você é. Você NÃO é falho ou tem imperfeições. Pessoas forado padrão aceito como ideal não são necessariamente doentes ou desleixadas. 

Minha maior motivação hoje é meu bem-estar, minha saúde física e mental. 

Exercício é necessário pra o bom funcionamento do meu corpo e me harmoniza, equilibra, não é mais punição por detestar uma parte do meu corpo ou purgação porque comi demais no almoço. Se tornou parte saudável da minha rotina, não uma exigencia para manter/perder peso. É prazeroso (pra uma ex-obesa e sedentária dizer isso com certeza absoluta, pode levantar as mãos pro céu haha milagres acontecem!)

Como bem porque mereço me oferecer o melhor, porque comida é minha fonte de energia vital, não mais uma válvula de escape para minhas emoções ou ataques desesperados porque restringi demais e agora estou faminta.

Demorou pra achar um equilíbrio. Acho que nunca vou estar em perfeito equilíbrio na verdade, mas vejo que já superei muita coisa e me considero muito bem sucedida, mesmo com minha barriguinha saliente e gordurinhas sobrando entre as coxas.
Às vezes paro pra observar na academia e comparar. Sempre vai ter a mais sarada, mais gostosa, mais definida, mais empolgada, mais experiente que eu lá. Por que voltar? 
Porque eu mereço cuidar do seu corpo e me sentir bem por isso. Independente da minha forma ou tamanho. Independente de qualquer objetivo. Independente de qualquer pessoa. Eu sou muito mais do que um reflexo no espelho. Minha saúde abrange muito mais do que um resultado meramente físico. 

E por falar em saúde, fui ao médico pra um check up, coloquei até foto no instagram toda furada lá porque eles nunca acertam minha veia de primeira :/
Maaaaaas meu médico me ligou ontem.
Melhor do que ter barriga tanquinho é escutar em alto e bom som: Tudo perfeito garota! Níveis todos dentro do normal, inclusive taxas hormonais. YES estrelinha pra mim!

Então amiguinhos, cuidado.
Não compre a idéia que você precisa parecer com algum esteriótipo para ser feliz ou para ser alguém. Você é alguém, você merece ser feliz agora, independente de peso, raça, credo, etc. Quer mudar? Mude por você, tenha seu melhor em mente e nunca duvide do seu potencial mas chegando na comparação, ai seja muito cauteloso. Ninguém anda com seus sapatos, a vida é sua e peso/gordura não precisam ser um fator a mais de stress nela. Cuide bem de suas prioridades pra não chegar la na frente e dizer: Poxa quanto tempo perdi dando tanta importância a uma coisa quando podia....né?

Beijocas ;*




<3












Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário