13 abril, 2013

[Receita] Falafel de forno + Tahini

Essa tem sido minha queridinha nas últimas semanas, faço - e como só eu gosto das coisas naturebas aqui em casa-  me sobra porções pra semana quase toda.

Super delicioso Falafel é um "bolinho" de grão de bico, geralmente é feito frito mas como a gente é super consciente e saudável, preferimos claro e obviamente pela versão ao forno, certo?
A culinária é mediterrânea e eu particularmente sou mais que fã, amoooo

Esta receita exige um pouquinho mais de jogo de cintura na cozinha, geralmente posto aqui as mais rápidas e práticas mas essa a Lu me pediu a séculos pelo Instagram (pode procurar a @eugoista por lá), dai não podia deixar de postar né?

Poderia ter caprichado mais na forma do bolinho mas aaah va...tava gostoso rsrs

O que precisa: 

FALAFEL
1 lata de grão de bico (400g) - se quiser optar por cozinhar o seu pode fazer também, faço do de lata porque é mais prático e barato aqui, só lavo bem para tirar o excesso de sal
1/2 cebola picadinha
2 dentes de alho picado
Temperos a vontade: Usei salsinha e coentro frescos, sal, cominho e paprika em pó (+ ou - 1 colher de chá) 
2 col (sopa) de trigo
1 col (chá) de fermento 
Sumo de 1/2 limão
1 col (sopa) de azeite de oliva extra virgem

Molho TAHINI
125 ml de tahini (óleo de sesame)
60 ml de água
2 col (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1 limão (sumo e casquinha ralada)
1 dente de alho amassado
Pitada de sal
Salsinha seca ou fresca bem picadinha

Como faz:

Misture os ingredientes do falafel primeiro em uma vasilha (facilitando o próximo passo) e depois colocá-los no processador de alimentos até formar uma mistura homogênea- é preciso parar várias vezes e dar uma ajudinha com a colher para que vire uma massa. 
Prepare uma bandeja forrando com papel alumínio anti-aderente e suje seus dedos em farinha de trigo para começar a fazer bolinhas com a massa e coloque-as na bandeja para descansar 15 minutos na geladeira. Opcional é pincelar azeite nos dois lados do bolinho.
Pré-aqueça o forno em 200 graus, e quando der o tempo, assar o falafel por 10 a 15 minutos CADA lado. Uma crosta dourada vai se formar, dai você começa a babar nhaaam

Para fazer o molho é só colocar os ingredientes no processador ou liquidificar e pronto!

Servir com pão sírio e vegetais a vontade. Ótima opção de proteína vegetal, riquíssima em nutrientes e sabores novos. Receita original do Culicurious.

Espero que gostem!
Para receitas em primeira mão, motivação e super dicas tem a nossa fanpage no FaceBook link [AQUI] e fotos e boatos do meu dia-a-dia no Instagram (@eugoista) podem usar também as hashtags #egoistapelasaude e #projetoatleta.

Beijos saudáveis ;*


Ao invés de bolinhos (falafel) pode fazer no
formato de hamburguer!
Trelando no Laboratório=cozinha





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Vou fazer amanhã uruuuuuu!! passo pra te dizer como foi :)

    ResponderExcluir
  2. Finalmente encontrei todos os ingredientese só fiz hoje :( masssssss ficou fantástico ooooooo uhuuuuuuu próxima! Kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir