28 agosto, 2013

E ai? Como vai o seu metabolismo?

Todo mundo fala dele, porque está devagar ou como acelerar, mas será que você sabe mesmo o que é esse tal de metabolismo??




Muitos pensam que ele se resume ao quão rápido você perde ou ganha peso, pelo menos eu pensava rsrs

>> Metabolismo [wikipidia] (do grego metabolismos, μεταβολισμός, que significa "mudança", troca) é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. O termo "metabolismo celular" é usado em referência ao conjunto de todas as reacções químicas que ocorrem nas células

Bom, agora sabemos que tudo que acontece dentro de nós, faz parte do metabolismo. Exercício, equilíbrio de energia (comida que entra, menos comida que sai), o sono, a luz solar e boa alimentação afetam o seu corpo em um nível celular. A nossa abordagem à saúde deve ser expansiva, e não se fixar em apenas um ou dois aspectos. Somente quando o sistema como um todo é saudável, é que saúde metabólica é alcançada.
Percebam, saúde metabólica= equilíbrio do sistema. 

Seu metabolismo é influenciado por sua idade (metabolismo naturalmente diminui cerca de 5% por década após os 40 anos), o seu sexo (os homens geralmente queimam mais calorias em repouso do que as mulheres), e proporção de massa corporal magra (quanto mais músculos você tem, maior sua taxa metabólica tende a ser).

Ocasionalmente, um defeito na glândula tireóide podem desacelerar o metabolismo, embora este problema é relativamente raro. Se você suspeita de alguma alteração hormonal, procure ajuda médica para realizar uma série de exames e observar se há desequilíbrio.

E aqui está um fato que pode surpreendê-lo: quanto mais peso você carrega, mais rápido seu metabolismo é.

"O simples fato é que o excesso de peso faz com que seu corpo trabalhe mais só para sustentar-se em repouso, por isso, na maioria dos casos, o metabolismo está sempre correndo um pouco mais rápido", diz Molly Kimball, RD,  Nutricionista especializada em esportes e estilo de vida da clínica Oscher Elmwood fitness Center.

Essa é uma razão que é quase sempre mais fácil de perder peso no início de uma dieta, e mais difícil, mais tarde, Kimball diz: "Quando você está muito acima do peso o seu metabolismo já está funcionando tão alto que qualquer corte pequeno nas calorias irá resultar em uma perda imediata ".

Então, quando você perde uma quantidade significativa de gordura corporal e muscular, seu corpo precisa de menos calorias para se sustentar, ela diz. Isso ajuda a explicar por que é tão fácil de recuperar o peso depois de ter trabalhado para perdê-lo.

Mas felizmente, existem maneiras de maximizar o metabolismo com que você nasceu:

Entre as melhores formas é exercício. Isso inclui exercícios aeróbicos para queimar mais calorias no curto prazo, e musculação para construir os músculos que irão impulsionar o seu metabolismo a longo prazo.

"Desde que o músculo queima mais calorias do que a gordura - mesmo quando em repouso - Quanto mais músculos você tem, maior a sua taxa metabólica de repouso, o que significa mais calorias seu corpo vai estar queimando apenas para sustentá-lo", diz Kimball.

Enquanto 30 minutos de exercício aeróbico pode queimar mais calorias do que 30 minutos de musculação, ela diz: "nas horas seguintes ao término do exercício, o treinamento com peso tem um efeito mais duradouro no sentido de aumentar o metabolismo."
Ter mais músculos também significa que você pode comer mais.

"Na verdade, qualquer alimento vai aumentar o seu metabolismo, principalmente na primeira hora depois de comer - que é quando o sistema está mais acelerado", diz Kimball.

Além disso, diz ela, proteína geralmente requer cerca de 25% mais energia para digerir. Assim - pelo menos teoricamente - um lanche de alta proteína pode acelerar o metabolismo um pouco mais do que um alimento pesado em carboidratos com o mesmo número de calorias. Dito isto, não é claro que nenhum alimento tem poderes especiais para aumentar o metabolismo de forma significativa.

Alguns estudos (pequenos) têm mostrado que pimenta, chá verde, café e alimentos muito condimentados podem aumentar o metabolismo em cerca de 20% por cerca de 30 minutos mas não está claro se esse efeito seria suficiente para aumentar a perda de peso. "Todos esses alimentos podem ter um pequeno impacto sobre o metabolismo, mas o aumento ainda é insignificante em comparação com o que você precisa para perder peso."
Essencialmente, você teria de ingerir tanto desses alimentos, a fim de ver até mesmo um pequeno efeito, que realmente não vale a pena. Beber chá verde para outras propriedades de melhora da saúde faz sentido, mas não para perder peso.


Sua melhor aposta para manter o metabolismo acelerado: 

Construir músculos, comer o suficiente para sustentar todas as suas atividades (ou um pequeno deficit para perca de peso) e se manter em movimento!

Para mais informações, receitas e dicas, curta nossa página no facebook: Eu-Goísta 
Para o menu /quase/ diário e muitos blablablas tem o perfil da @eugoista no Instagram
Para desabafar tem o grupo (!! privado !!) no FaceBook também: Comendo sem Culpa


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Ai querida, nem me fala, que quando fui fazer avaliação física na academia, o professor falou que a partir dos 30 o metabolismo começa a fazer assim...e desenho no quadro um gráfico só de queda. Voltei pra casa acabada. Triste. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada de tristeza Luiza! Vc pode ajudar e muito seu metabolismo se mantendo ativa e aumentando sua massa magra!
      Força na peruca mulher! Hehe

      Excluir