29 maio, 2014

Sobre alergia/intolerância, a minha história...


Oie!

Não pode? :( Foto via: homefoodsafety.org )
Já comentei por aqui algumas vezes que nesse período de recuperar um relacionamento normal e sem paranoias com comida e exercícios, eu desenvolvi uma alergia bem chata. Começava com uma irritação na pele e me coçava toda, geralmente iniciava nas mãos e pernas, depois se espalhava pelo corpo. Me dava também mal-estar, enjoo, inchaço... Comecei a associar com alimentação pois após tantas mudanças nos últimos anos, imaginava que meu corpo tava mesmo era em curto circuito. Fazendo um resumão, eu fui de comer quase nada e praticar exercícios intensos, para ter compulsões onde devorava toda a dispensa; depois virei vegetariana por um ano, cortei todo tipo de carne e quis compensar a proteína com muita soja e por fim reintroduzi carne aos poucos quando passei a comer mais para recuperar meu metabolismo >>Recuperando Metabolismo I.



Passei por 3 médicos que me entupiram de anti-histamínico e anti-inflamatórios, fiz exames específicos mas as únicas alergias apontadas pelo exame de sangue foram: camarão e bacalhau.
Detalhe é que nunca como bacalhau e não gosto de camarão...
Nada de alergia a leite, glúten, soja e outras coisas mais que pensava ser os agentes causadores das malditas crises alérgicas.

Fiquei hiper frustrada e o último médico que fui falou que o exame não era 100% eficaz mas que eu poderia investigar mais observando atentamente todas as minhas reações. ORAS! Eu vinha fazendo isso a meses, tirando e colocando comida o tempo todo, e tudo que acontecia era sentir uma pequeno alivio quando retirava certos alimentos mas nunca me via livre de vez e os sintomas sempre retornavam.

Que praga! 

Agora que me permitia (e queria) comer de tudo, não podia!
Seria meu corpo se rebelando contra todo o abuso?
Ok eu sou dramática, mas estava mesmo desesperada pra achar uma solução.

Eis que as trombetas da inteligência iluminada tocaram em uma noite de agonia  rsrs 
Estava eu, deitada na cama e cogitando sobre o que raios poderia ser o causador das crises, quando de repente começa a irritação e coceira desesperadora nas pernas... Mas antes de começar o drama, eu parei e me perguntei, e por que não está dando nos braços também?
Me toquei que estava com uma blusa de manga comprida, mas de shorts. Uma semana atrás, meu digníssimo esposo havia dado a sugestão de lavar minhas roupas sem amaciante pra fazer um teste, só que a pessoa inteligente aqui (rãrraaam) continuou lavando os lençóis de cama normalmente COM amaciante.
Então como estava de blusa de manga comprida e shorts devidamente lavados SEM amaciante, o contato com os lençóis de cama era exatamente no local onde a irritação começou: pernas!

O amaciante maledeto era o culpado desse desespero todo!

Gente! Nem sei direito se fiquei feliz em ter possivelmente achado o X da questão ou se morria de raiva por ter sofrido tanto com algo de tão fácil solução... Mas por via das dúvidas, não quis soltar fogos ainda, pois muitas vezes pensei ter certeza do que era, e não foi bem assim.
Comecei a lavar TUDO sem o amaciante e magicamente fui melhorando sem me preocupar com comida alguma, aaaaah que alívio voltar ao meu iogurte, leite, carnes e afins sem frescura!!

Bom, achei interessante compartilhar esse meu "causo" com vcs porque agora quando vejo de fora a situação, eu percebo o quanto podemos ser levados a imaginar coisas que não existem. Toda a moda de lactose free, glúten free e seus vravravras pode influenciar quem passa por uma situação dessa, por exemplo. Eu com certeza pensei que iria precisar passar o resto da minha vida sem meu amado leite, vejam que tortura hehehe.
Mas falando sério, cortar alimentos ou grupos inteiros de alimentos NÃO é necessário nem recomendado a quem tem perfeita saúde e também não foi devidamente diagnosticado com alergia/intolerância à aqueles alimentos, podendo sim trazer consequências como: complicar a alimentação (é muuuuuuito difícil e exige mais cuidado com toda escolha e preparo de alimentos), dificulta interações sociais (nem todo lugar vai ter comidas específicas que vc pode comer), é caro, pode se tornar chato e monótono, as opções industrializadas dos substitutos nem sempre são saudáveis e pode levar seu corpo a realmente rejeitar tais substâncias se vc ficar algum tempo sem comê-las e depois decidir que quer voltar...
Enfim... Bom senso salva!

To feliz comendo de tudo novamente e há mais de um mês sem crise nenhuma YAY!


Quem tá por dentro nas redes sociais?
Vem participar com a gente!


Participe do nosso grupo privado no FaceBook: Comendo Sem Culpa
Curta nossa página por lá também: Blog Eu-Goísta
E tem também a @eugoista no Instagram.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário