30 maio, 2014

Sobre controle, magreza, ilusões e desilusões

Foto Via: NSE
A maioria das pessoas atualmente acredita que a vida se limita a controle do peso.


Estamos convencidos de que amores e perdas tem ligação imediata a quilos. Se formos magras ou mais magras, todos os que não nos amavam irão passar a nos amar. A vida seria mágica, fácil, iluminada. Em outras palavras, muitas de nós acreditamos que: Se nós controlamos o que colocamos em nossas bocas (e o tamanho do nosso corpo), então podemos controlar todo o resto. Então, nós passamos nossas vidas focadas em perder peso, acreditando que a magreza irá fornecer proteção invencível da rejeição, dor e tristeza.



Mas, como você provavelmente já deve ter pensado (ou experimentou em primeira mão), quando você está magra, as pessoas que não te amavam antes ainda não vão te amar, e as pessoas que te amavam antes ainda te amarão. As pessoas vão vir, ir, sair, e morrer, não importa o quanto você pesa.

Quando crianças, todos nós acreditávamos que estava em nosso poder, fazer nossos pais felizes. Se nossa mãe estava deprimida, se o nosso pai era ausente, se nossos pais brigavam incessantemente, nos convenciamos de que estava ao nosso alcance fazer as coisas melhorarem. Não estava. Mas como nós auto-medicamos com comida aquelas feridas, nós ainda o fazemos. Ai vc pode falar:  "Mas espere um minuto! O problema é que eu não estou no controle do que eu coloquei na minha boca. Se eu fosse, eu não estaria aqui!"  mas se há uma coisa sobre a qual nós estamos no controle absoluto e irrevogável, é o que colocamos em nossas bocas. Eu entendo que você não sente que isso é verdade. Eu entendo que você se sinta à mercê de batata frita e pizza, mas realmente - é só você que levanta o garfo ou os dedos e coloca a comida em sua boca. Depende completamente de você. E, se há uma coisa sobre a qual você não está no controle, é quem ama você , fica com você, fica doente, ou te deixa.

Enquanto que você disser: "Bem, eu não posso estar em um relacionamento agora, mas quando eu emagrecer, vou encontrar o parceiro perfeito", você se dá a ilusão de que você está no controle. Você não pode ser feliz agora, você diz a si mesmo, mas algum dia em breve você vai fazer uma mudança e Príncipe Encantado, de repente, aparecerá em sua porta. Você se engana em pensar que você tem o controle total sobre quando sua infelicidade vai acabar e perfeita felicidade começará. E que isso tem algo a ver com o seu peso.

Perder peso traz uma sensação de leveza; mais liberdade para se movimentar; coloca menos pressão sobre as articulações. Mas isso não paga as contas, limpa a casa, ou impede que as pessoas fiquem doentes, te abandonem ou morram.

Enquanto estamos adiando a nossa alegria para um tempo futuro, onde tudo será perfeito, a vida está acontecendo com ou sem o nosso consentimento - e nós estamos perdendo. Pessoas vêm e vão, a dor vem e vai. Mas o mesmo acontece com alegria. E se nossos corações estão fechados porque não querem sofrer, eles não vão estar abertos o suficiente para reconhecer a alegria.

O coração é feito para ser resiliente. Pense nisso: Há uma coisa que aconteceu com você que você não tenha sobrevivido? Aqui vc está, agora, lendo este post, apesar de todo o sofrimento que você teve em sua vida. Algo em você ainda está acordado, vivo, ansioso para aprender, pronto para ser movido. 

E uma vez que você sabe que seu coração é resiliente, uma vez que você aceitar que parte de viver aqui na Terra é, como um amigo meu diz, viver entre os desiludidos, então você pode encontrar enorme prazer, alegria e felicidade também. Depois de entender que tudo vai acabar, você pode finalmente deixar a sua vida - o que você já tem, não o que você imaginar que você um dia vai perder peso suficiente para merecer - começar.



Gostou ? Compartilha ;) Desde já agradeço o carinho e feedback!

Participe do nosso grupo privado no 

Curta nossa página por lá também: Blog Eu-Goísta

E tem também a @eugoista no Instagram.





Ps.: Post com trechos da matéria da Geneen Roth no Msn - Living Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário